quarta-feira, 23 de julho de 2008

Quarta aula no SESC Pinheiros



Nessa aula não contamos com o Alexandre (e nos fez uma falta imensa).
Em compensação, recebemos uma visita, a da blogueira Ana Acquesta, "dona" do blog simplesmenteverso.blogspot.com.
A Ana teve uma conversa bem legal conosco sobre sua já longa relação com a internet e seu ainda recente envolvimento com os blogs.
Navegamos pelo blog dela e trocamos muitas idéias.
Continuamos a nossa discussão sobre a autoria nos tempos atuais, a partir da leitura proposta para o final de semana, o artigo "Cadê o autor?" da Revista E do mês de julho de 2008.
Pois é, no caso do escritor que pesquisou vários blogs para compor um romance, as opiniões foram diversas: tinha de colocar créditos, não tinha que colocar créditos.
Experiências várias no que diz respeito a autoria e a sensação terrível de se sentir "roubado" ou "copiado" surgiram no decorrer da aula.
Não sei se estou certa, mas acho que, por fim, a conclusão mais ou menos geral é COLOQUEM CRÉDITOS!!!!!!SEMPRE!
Dentro do papo com a Ana acabou aparecendo o quanto a sociedade ainda precisa mudar com relação ao trabalho criativo em geral e ao trabalho criativo das mulheres em particular.
Acabei me lembrando do famoso texto da Virgínia Woolf, de 1926 - "Um quarto todo seu", em que a constatação de que às mulheres historicamente faltou um quarto de trabalho onde pudessem construir algo.
Será que alguém encontra este texto ou trechos dele para a gente colocar no blog?
Ainda vimos o resultado - em papel - do concurso de contos proposto pelo Estadão em homenagem aos 50 anos da Bossa Nova - encarte que foi publicado no dia 19 de julho.
E comparamos com a iniciativa de um dos "perdedores" do concurso - a montagem do blog contodesclassificado.blogspot.com.
Visitamos, lemos um pouco cá, um pouco lá e colocamos na roda de discussões qual das manifestações - o encarte ou o blog - tende a durar mais, qual o objetivo de se inscrever num concurso literário e o papel dos blogs na divulgação de textos literários.
Conclusões? Muitas, mesmo - quem quiser continuar, por favor poste comentários aqui.
E ainda não terminou, por incrível que possa parecer!
Começamos a olhar para alguns sites onde se pode "pescar" informações confiáveis sobre literatura brasileira, portuguesa e africana de língua portuguesa.
A nossa primeira navegação foi por "Autores Africanos - do Rovuma ao Maputo" em http://pintopc.home.cern.ch/pintopc/www/Africa/Africa.html, um bom ponto de partida para começar a conhecer os autores africanos de língua portuguesa.
Agora terminou! Torcendo pela volta do Alexandre hoje para a gente blogar mais!
Susanna

Um comentário:

Ana Acquesta disse...

Oi Queridos alunos do curso, e querida Suzanna.
Foi um prazer imenso ter estado com vocês, pena não ter podido ir na quinta aula.
Gostaria de estar mais com todos, e vamos nos cominicar pelos blogs.
Su, coloque um link para meu blog , neste blog do Curso, ok? Beijos à todos e até breve em todos os cursos geniais da Suzanna.
Ana