sexta-feira, 25 de julho de 2008

O Dom do Ciúme - Sexta aula do curso Blogs Literários



Não resisto a começar hoje a refletir sobre o espetáculo de ontem à noite no SESC Pinheiros, "O Dom do Ciúme".
Fomos todos os da turma do Curso Blogs Literários assistir ao "Sarau/show/aula" - como se queira chamar o espetáculo - que uniu em diálogo música, literatura, performance e arte gráfica.
Foi um GRANDE fechamento para nosso curso pelo clima que senti do grupo.Para mim foi ESPECIAL.
"Dom Casmurro" revisitado de uma maneira inovadora e moderna foi uma experiência muito produtiva.
Como o nosso grupo é bem misto, as pessoas curtiram os vários aspectos da apresentação: o trabalho gráfico, projetado em telão, a música, a leitura dramática feita pelos escritores, a performance. Apresentou-se, em realidade, a oportunidade para vermos em exercício o cruzamento de linguagens que é tão importante para o Blog e que já tínhamos discutido.
Ao final, fomos todos conversar com o Carpinejar, que bateu um papo com a turma toda, falou do Blog em geral, respondeu às nossas questões (o Alexandre vai sintetizar um pouco nossa conversa e postar para a gente).
Não quero monopolizar o relato. Por favor, postem comentários para eu poder montar um painel com a opinião de todos, tá bem?
Susana

3 comentários:

Anônimo disse...

Brabenizo o Sesc Pinheiros pela Iniciativa
da Oficina "Blog Literário" - vivemos numa sociedade onde não há o menor incentivo ao "Pensar Poético" - vivemos uma cultura do pragmatismo/objetividade - o que pode nos trazer algumas recompensas - mas, sem dúvida, compromete nossa ralações sociais! Penso que o Pensar Poético vem oferecer o necessárrio equilíbrio! Espero que haja outros eventos similares - com maior divulgação para que haja mais participantes!

Paulo Neuman - aluno da oficina!

Angela Fialho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Angela Fialho disse...

Em primeiro, gostaria de agradecer ao pessoal do sesc pela iniciativa, por terem nos agraciados com um curso maravilhoso, aos meus colegas de curso, por terem compartilhado conhecimentos, e aos Professores, Susanna Ventura e Alexandre Bonafim, que nos propiciaram aulas excepcionalmente fantásticas,( ih! está com cara de despedida, mas espero não ser, pois desejo muito poder ainda falar e trocar figurinhas com todos vocês!) trabalhando a literatura num aspecto amplo, ou seja, sem a restringir a um determinado local, período...Passando pela literatura contemporânea, que está fora dos currículos escolares, acadêmicos; digo em relação ao curso de letras, não querendo generalizar, mas, percebo, até mesmo por ser tratar de um curso, cuja tendência é mais voltada para a prática do ensino, dando-se enfâse a esta ou àquela literatura, aos clássicos...etc e tal.
Por meio do curso,pude ampliar e aumentar ainda mais a chama da curiosidade acerca da literatura contemporânea, adorei todos os escritores que nos foram apresentados no decorrer do curso, dentre eles, destaco,até mesmo por sentir-me mais ligada com a poesia, Graça Pires e Alexandre Bonafim, inclusive, lamento por não ter participado da quinta aula, pois adoraria ter ouvido as histórias do Professor Alexandre, acerca da criação dos poemas.
Bom, aproveitando a deixa do espetáculo "o dom do ciúme", assistido por nós ontem, Venho assim, a comparar as aulas que tivemos com a obra " dom casmurro", pois seria impossível descrevê-las em duas frases! E por falar em espetáculo, faço minha as palavras da Suzanna, e assino em baixo! Ops, acho que isto não é plágio, é? ( risos)
Ah! que pena que"acabou",creio que não somente eu, mas também meus colegas, sentimos um gostinho de quero mais! Fica então, minha sugestão.
Abraços e até breve!