terça-feira, 22 de julho de 2008

CONVERSA COM VICTOR OLIVEIRA MATEUS

Tivemos a alegria, em uma das aulas de nosso curso, de travar contato, pelo msn, com o poeta Victor Oliveira Mateus. Pelas mãos de Alexandre Bonafim, porta-voz dos alunos, os integrantes do curso tiveram a oportunidade de fazer algumas perguntas para esse importante blogueiro de Portugal.
Victor Oliveira Mateus


Alexandre Bonafim escreve:
Victor, com qual intuito você criou o seu blog?

Victor escreve:
Ao criar o meu blog A dispersa palavra, eu tinha como intuito abrir um espaço de divulgação da poesia de língua portuguesa. Há, portanto, nomes tanto de Portugal e de Brasil pouco divulgados. Dessa forma, o blog torna-se importante ferramenta de divulgação da literatura desses dois países.

Alexandre Bonafim escreve:
Victor, por que a poesia brasileira é pouco conhecida em Portugal?

Victor escreve:
Realmente isso acontece. Com exceção de Vinícius de Moraes, Portugal não conhece a escrita do Brasil moderno e atual. Abriu-se um verdadeiro abismo entre nosso país e o Brasil. Isso é uma pena. Não se conhece, por aqui, por exemplo, a escrita tão bela do Manoel de Barros. Nem mesmo Drummond, um poeta fundamental, tem grande acolhida por aqui. Eis, portanto, a importância dos blogs: eles possibilitam uma maior circulação da poesia brasileira em Portugal.


Vinícius de Moraes
Alexandre Bonafim escreve:
Victor, qual é o grande poeta brasileiro lido em Portugal?

Victor escreve:
Aqui fala-se, mas não com muito freqüência, da Adélia Prado e do Ivan Junqueira. Todavia, como já afirmei, a grande voz brasileira em Portugal é Vinícius de Moraes.

Alexandre Bonafim escreve:
Pelo seu blog, tive a oportunidade de conhecer alguns escritores fascinantes, tais como Judith Teixeira e Raul de Carvalho. Diga-nos algo sobre a Judith, por exemplo.

Victor escreve:
A Judith, infelizmente, não teve o reconhecimento devido. Primeiro por ter sido contemporânea de uma outra grande poeta, a Florbela Espanca. A voz de Florbela, de certa froma, embotou o brilho de Judith. Todavia, ela é uma poeta de voz muito marcante e de grande expressão lírica.

Judith Teixeira
Alexandre Bonafim escreve:
Victor, mas que jóia! Veja a importância do Blog! Por ele, podemos resgatar grandes poetas esquecidos, podemos fazer importantes avaliações e pesquisas no campo das artes. Parabéns pela bela inciativa!

Victor escreve:
Muito obrigado!



Nenhum comentário: